Conectando os pontos I-III

Certa vez ouví uma estatística dando conta de que passamos 70% do nosso tempo pensando em coisas que estão no passado. Havendo tempo de sobra para pensar - já que ficar falando não é bom negócio - muito do que se ocupa da mente é, realmente, passado; já que não há perspectiva de futuro, não importa o delito.

Minha memória dos 2 anos de idade até aqui tem pontos que marcaram, e por isso não são esquecidos. O primeiro grande marco, acho que foi o Adino Xavier:

Eu cumpri o jardim de infância na escolinha do Mickey, que era particular porém tinha uma tia que me batia muito. Certa vez, vi o chamado de um filme na tv e não hesitei em comentar com uma coleguinha: "Você viu o ataque das piranhas?" - Tiááááá, ele aqui xingou: Me chamou de piranha! E toma-lhe castigo.. de joelhos atrás da porta.. era assim mesmo?

- Mãe, não quero mais ir pra escola. [toma-lhe choro]... porque a tia me bate.
- Tudo bem, onde você quer estudar? No Adino Xavier, onde estuda Chico Júnior(coleguinha vizinho).

Colégio público. Roda de banda, garrafão, palitinho, pau-na-cabrita, pular carniça, gangue, vamo que vamo. A primeira vez que cruzei o pátio com meu pão de creme em uma mão - e a laranjinha na outra, vi o céu abaixo dos meus pés. Passei no meio da roda e não sabia nem o que era aquilo.. alguém veio correndo de longe e me passou uma pernada de modo que rodopiei e caí de cabeça perpendicular ao chão, com laranjinha e pão de creme. A tia na secretaria passou merthiolate e me tacou de volta na sala de aula. Homem não chora - dizia ela com cara de má.

Alfabetização: Cada aluno leia uma palavra no jornal, recorte e traga aqui pra tia.

Fabinho, o que está escrito aqui? Me perguntou um coleguinha - Félix Pacheco, respondi.

Professora, olha aqui: Félics, féliques.

Que lindo, venha cá! Professora Maria Lúcia, veja, o Bruno já lê palavras com xis! Que inteligente!

Não tenho recordação de elogio de professores no Adino Xavier. Mãe, quero estudar no Alfredo Backer.

2ª, 3ª e 4ª séries... lá participei da fundação de diversos grupos terroristas sem fundamento. Lá eu dominava, era mentor de diversos atentados, era até certo nível (bem baixo), respeitado - mas no bairro onde eu morava meu apelido era: Fabinho, o lerdo.

Isso tinha diversos motivos. Basicamente eu não tinha um irmão, não tinha quem me defendesse, e vivia num meio onde eu era um dos menores. Os outros da mesma faixa que eu tinham irmãos mais velhos e outros irmãos da mesma idade, de modo que se fortaleciam entre si, eu porém, era definitivamente em todos os aspectos o mais fraco. Político, social, cultural e animal. Apenas para esclarecer, o aspecto animal é aquele que fala da lei do mais forte, os demais já são conhecidos.

Um outro motivo igualmente forte é que eu vivia em outro mundo. Raramente conseguia me sintonizar com os papos da galera e frequentemente falava algo incompreensível ou ainda, merda.

E quem fala merda, é pau-na-cabrita.

Bem, contudo aquele não era o fim do mundo. Ao menos, ali a índole tendia bem de leve para o bem. E eu já tinha meu destaque garatido na escola, não precisava taaanto assim de respeito no bairro. Tranquilo. Fabinho Lerdo aqui, Fuhrer ali..

Nenhum comentário:

Postar um comentário